Strick House by Oscar Niemeyer

Foto: Revista Arquitetura e Construção . Set/2007
Em 2007, a imprensa brasileira começou a noticiar a redescoberta e a consequente restauração da única residência de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer construída nos EE.UU. A casa é conhecida como Strick House, nome de seu primeiro proprietário, o diretor e roteirista de Hollywood, Joseph Strick.
A construção localiza-se na cidade de Santa Monica, estado da Califórnia, ao norte de Los Angeles. Seu projeto data de 1962, sendo a obra concluída em 1964. Em 2002 a casa foi adquirida por um empreendedor que desejava demoli-la e erguer outra construção em seu lugar. No entanto, as autoridade de Santa Monica, ao descobrirem a origem do projeto, não permitiram o seu desmonte. Em 2003, a casa acabou sendo vendida ao seu atual morador que a restaurou por dois anos, tentando aproxima-la de seu aspecto original.
Um fato curioso sobre a construção da casa é o motivo determinante para a escolha do arquiteto. O casal Strick acreditava ser um absurdo que o autor do projeto do edifício da ONU em Nova Iorque tivesse o visto de entrada nos EEUU negado devido ao fato de ser filiado ao Partido Comunista. A escolha se deu por motivos estéticos, mas também como afronta à repressão do Macartismo. Niemeyer nunca visitou o terreno ou a obra. O projeto foi feito com base em fotografias do local e com acompanhamento de um arquiteto americano.


O que há para ser visto no projeto
O fato que mais pesou na preservação da casa foi realmente a sua autoria. No entanto, também pesou o fato de ser a única residência de Niemeyer construída nesse país. Destacou-se ainda os aspectos representativos do movimento moderno presentes no projeto. Outra residência, encomendada por um financista americano e que deveria ser construída na cidade de Santa Barbara, acabou ficando só no papel.
Um ponto que parece ter sido determinante na solução adotada é a situação do terreno em relação ao seu entorno. Posicionado no alto de uma colina, a parte posterior do lote se volta para um vale, tendo ao fundo a vista das montanhas de Santa Monica. Neste ponto, o ideal modernista de integração entre exterior e interior pesou como determinante na solução do projeto.


Sem empregar linhas curvas, caracteristíca de seu trabalho, Niemeyer adotou um partido em forma de "T", dividindo a casa em duas alas. A ala social foi implantada em sentido transversal ao terreno. As duas fachadas, a frontal e a posterior são vedadas com cortinas de vidro que não obstruem a vista das montanhas, tanto de quem está em seu interior como de quem vê a casa pelo acesso da rua. A ala íntima e de serviço foi implantada no sentido longitudinal, alinhada com a divisa esquerda do lote. O quarto do casal está localizado no extremo do braço do "T", voltado para a vista das montanhas. Desta forma, o projeto vai ao encontro de um ideal caro aos modernistas e já citado: integrar interior e exterior. Propõe assim uma resposta ao problema formulado por Lúcio Costa, segundo o qual "construir é obstruir a paisagem".

O projeto na mídia
O projeto, ao contrario do que alguns reportam, foi divulgado pela imprensa da época. Isto por que a revista americana Arts & Architecture de setembro de 1964 publicou o projeto. Infelizmente, não consegui ainda ter acesso a publicação. Caso alguém saiba de alguma biblioteca no Brasil que possua este exemplar, ficarei grato de receber a informação.
No Brasil, as revista Carta Capital (ainda não tenho a data), Arquitetura e Construção e AU publicaram matéria relativa ao projeto.
A casa no Google Earth
Para localizar a casa no Google Earth, digite seu endereço: 1911 La Mesa Dr (o Dr é de "drive")
ou as coordenadas:
Latitude = 34° 2'38.82"N
Longitude = 118°29'58.60"O
Um modelo 3d simples, sem texturas, também está disponível. Também é possível ter a visão da rua, a partir de fotos de 360 graus do local.

Sobre o projeto na web
Algumas páginas da web já publicaram informações sobre o projeto. Assim, acho desnecessário ficar repetindo o assunto. Abaixo listo alguns locais interessantes:

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